Comitês de Bacias Hidrográficas e o CREA Minas realizam reunião durante ERCOB Sudeste para estreitar parcerias


16 jul/2024

Durante o Encontro de Bacias Hidrográficas da Região Sudeste – ERCOB, realizado de 08 a 10 de julho, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA MG, em Belo Horizonte/MG, aconteceu uma importante reunião entre CREA-MG e os Comitês das Bacias Hidrográficas da Região Sudeste, uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e cooperação entre as instituições.

Marcos Vinicius, Diretor Presidente do CREA MG, celebrou a oportunidade de diálogo com os Comitês de Bacias Hidrográficas. “É de fundamental importância essa parceria entre os Comitês e o CREA que a gente está começando a conversar, porque envolve nosso pessoal, envolve a engenharia, a agronomia e as geociências, profissionais indispensáveis para desenvolver os planos de saneamento, os grandes projetos que os Comitês têm”, disse ele.

Nesse sentido, Flamínio Guerra, Secretário Executivo do CBH DOCE reforçou a necessidade da reunião para fortalecer os laços institucionais pensando em ações futuras em conjunto.  “O CREA MG participa dos nossos Conselhos e, por ser uma entidade representativa das engenharias essenciais para execução dos nossos programas do DOCE, fizemos essa visita de cortesia na sede do CREA. Ao mesmo tempo, viemos buscar uma parceria com o CREA Júnior, um programa com semelhanças ao Escola de Projetos, o que pode trazer ações em conjunto futuras”, ressaltou Flamínio Guerra.

Dessa forma, o Diretor Presidente do CREA MG, Marcos Vinicius, reiterou o objetivo da parceria entre a instituição que representa a engenharia e agronomia do estado e as instituições que fazem a gestão das águas nas Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. “É de muita importância o CREA MG participar junto aos municípios e Comitês nesse processo, auxiliando na capacitação, como conseguir esses recursos, de que forma aplicar esses recursos na gestão das bacias. É muito importante a comunidade profissional, os Comitês de Bacias e os municípios estarem juntos, porque a estruturação e desenvolvimento das cidades também passam pela engenharia”, afirmou o diretor do CREA MG.

Por fim, as instituições alinharam que dentro de até 60 dias, após conhecimento do sistema e convergência dos programas, será marcada uma nova agenda para discutirem os pontos focais de ação e a possibilidade do desenvolvimento de um projeto piloto em Governador Valadares, envolvendo a Escola de Projetos do CBH Doce e o CREA Júnior, em parceria com a UNIVALE.