Comitês mineiros e Fórum Mineiro têm presença marcante no 26º ENCOB
Postado em: Fórum Mineiro de Comitês
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Entre os últimos dias 8 e 13 de setembro, a capital capixaba, Vitória (ES), recebeu o 26º ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, reunindo representantes de todo o Brasil em torno do tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”. O evento promoveu debates, painéis, oficinas e atividades culturais, reforçando a importância da governança participativa para o fortalecimento do SINGREH – Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Iniciado em 1999, o ENCOB consolidou-se como o maior espaço de diálogo e construção coletiva sobre a gestão participativa das águas no Brasil, reunindo sociedade civil, academia, usuários da água e gestores públicos em defesa da sustentabilidade e da justiça ambiental.
Os comitês mineiros e o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas marcaram presença ativa nas discussões, reafirmando o protagonismo do estado na gestão das águas. O presidente do CBH-São Mateus – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, Luiz Garcia, que também coordena o Fórum Mineiro e atua como secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Mantena (MG), participou de importantes entrevistas e painéis durante o encontro.
Os comitês mineiros também marcaram presença com um estande especial que se tornou ponto de encontro entre os participantes. Além de promover diálogos e debates sobre a gestão participativa das águas, o espaço dos Comitês do Rio Doce foi pensado para ser interativo e acolhedor, oferecendo atividades lúdicas, jogos educativos e a distribuição de brindes ao público.
A iniciativa buscou aproximar diferentes segmentos da sociedade da temática da gestão hídrica, estimulando a reflexão de forma criativa e acessível. Mais do que um espaço expositivo, o estande funcionou como ambiente de integração, onde visitantes puderam aprender, compartilhar experiências e reforçar a importância da participação social na preservação e no uso sustentável das águas.
A presença articulada dos comitês mineiros e seus membros e do Fórum Mineiro reforçou a relevância de Minas Gerais nos debates nacionais e evidenciou a importância de ampliar a cooperação interestadual, especialmente com o Espírito Santo, em questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos.
Assembleia geral reelege nova coordenação
Em meio ao evento no último doze de setembro, ocorreu a plenária ordinária do FNCBH – Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, no qual o colegiado apresentou e aprovou a deliberação normativa do FNCBH N° 001/2025. De tal maneira a atual coordenação foi reeleita.
A deliberativa compete a duração do mandato da próxima coordenação do colegiado coordenador do Fórum nacional, assim como a decisão dos calendários para os encontros referentes a este período. Ela estabelece o mandato de três anos para o colegiado eleito durante o 26° ENCOB, além de separar os períodos eleitorais de forma a não coincidir com grandes eventos, como o ERCOB – Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas, garantindo que sua organização e funcionamento não sejam prejudicados, sendo ele realizado em anos ímpares, e o ENCOB em anos pares.
A partir da apresentação do relatório das atividades, dificuldades e conquistas desde sua posse, o atual colegiado coordenador foi reeleito.










