Diretoria Executiva do CBH Suaçuí faz balanço da gestão e projeta novas ações para o próximo biênio
A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH Suaçuí) realizou um balanço detalhado das atividades e conquistas ao longo do último período da gestão (2023-2025). Ao longo de dois anos, o colegiado foi responsável por promover ações sustentáveis, garantindo a qualidade e quantidade de água para os municípios que compõem a Bacia do Rio Suaçuí.
O presidente do CBH Suaçuí, Hernani Santana agradeceu o empenho de todos os membros durante o último bieno. “Avalio nossa gestão à frente do CBH Suaçuí como um processo contínuo de construção coletiva. A gestão hídrica só se torna efetiva quando é participativa, pois quanto mais vozes se unem em torno da água, mais forte se torna a governança. Os desafios são permanentes e nunca deixarão de existir, mas é justamente nesse movimento de enfrentá-los que buscamos fortalecer a participação social e dar visibilidade às ações do Comitê”, disse.
De acordo com o presidente, a nova diretoria enfrentará desafios importantes, mas também terá a oportunidade de implementar novas ideias e projetos que beneficiem a bacia hidrográfica e suas comunidades. “Tornar essa gestão ativa e presente é essencial para reduzir a invisibilidade que a falta de engajamento pode gerar, reafirmando a importância da água como bem comum e estratégico para o futuro da nossa região”, afirma.
Caminhada de resultados
O CBH Suaçuí encerra o biênio 2023-2025 com uma contribuição significativa em torno de um objetivo comum: garantir o acesso à água em suas mais diversas formas. Segundo Hernani, o comitê implementou uma série de programas e projetos voltados à recuperação ambiental da bacia.
Dentre os destaques está a Iniciativa Protratar Projetos, que destinou aproximadamente R$ 800 mil à elaboração, adequação e atualização de projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Outra iniciativa de relevância é o Rio Vivo, que já protegeu 248 nascentes e investiu mais de R$ 3 milhões na bacia.
“Podemos afirmar que as conquistas alcançadas ao longo desses anos são fruto da colaboração, produtividade e empenho de cada membro do comitê. A expectativa para o próximo biênio é bastante positiva”, concluiu o presidente.



