Diretoria do CBH Suaçuí é reeleita para o biênio 2025/2027


20 out/2025

Objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, fortalecendo avanços e amadurecimento do colegiado

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH Suaçuí) realizou, no dia 16 de outubro, a 32ª Plenária Extraordinária, que empossou a Diretoria Colegiada para o mandato de 2025 a 2027. Hernani Santana foi reeleito para a cadeira de presidente do colegiado. Todo o processo eleitoral foi acompanhado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). 

Na eleição da diretoria, conduzida pela comissão eleitoral do IGAM, foi inscrita, habilitada e eleita por aclamação uma única chapa para assumir a liderança dos trabalhos do colegiado. A nova diretoria será composta pelo presidente, Hernani Ciro Santana (Poder Público); vice-presidente, Fábio Monteiro Cruz (Sociedade Civil); secretário, Demerson Aparecido Lima Muniz (Usuários); e secretário adjunto, Rogério Diniz de Melo (Poder Público Municipal). 

Diretoria destaca o compromisso com a continuidade das ações em andamento  

A Chapa “Suaçuí em Movimento: Construção Coletiva” pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo do último mandato, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento e o amadurecimento do colegiado. “Esse novo ciclo representa para nós a oportunidade de consolidar conquistas, aprimorar processos e ampliar a integração entre instituições, comunidades e usuários da água, garantindo a continuidade de um trabalho construído de forma coletiva e voltado ao futuro sustentável do Rio Suaçuí”, enfatizou o presidente reeleito, Hernani Santana. 

Fábio Monteiro, eleito para o cargo de vice-presidente, salientou a importância da participação ativa dos conselheiros e da transparência nas ações da gestão. “Comprometemo-nos a dar prioridade a cada programa e projeto, garantindo a participação ativa dos conselheiros nas decisões e promovendo a transparência em todas as ações, para o benefício de toda a bacia do Suaçuí”, concluiu. 

O CBH Suaçuí  

Criado por Decreto Estadual Nº 44.200/2005, o CBH Suaçuí é um órgão colegiado composto por 36 membros titulares e 36 suplentes, que representam de forma paritária o poder público estadual, o poder público municipal, os usuários de recursos hídricos e as entidades da sociedade civil com ações na bacia. Ele integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sendo um órgão deliberativo, normativo e consultivo. 

Cabe ao comitê, ainda, a aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH Doce), do Plano de Ação de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Suaçuí (PARH Suaçuí) e do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) dos recursos da bacia, bem como acompanhar suas execuções.