FNCBH Realiza Segunda Reunião Ordinária do Colegiado Coordenador em 2025


1 abr/2025

O FNCBH – Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas,  realizou, nos últimos dias 27 e 28 de março, em São Luís Maranhão, a segunda reunião ordinária de seu colegiado coordenador. O evento reuniu representantes de diversas regiões do país para debater questões cruciais relacionadas à gestão dos recursos hídricos no Brasil.

Dentre os participantes, esteve presente Luiz Garcia, coordenador geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, que contribuiu com as discussões sobre temas estratégicos para o setor.

Entre os principais assuntos abordados na reunião, destacam-se discussões relevantes para o SINGREH, como a exibição do novo pacto pelas políticas públicas de recursos Hídricos no Estado do Maranhão;  e a exposições da ANA sobre nova Diretoria do Comitê de Bacias do Rio Parnaíba, conforme decisão da 2 Vara Federal Civil da Seção Judiciária do Piauí. 

Além da organização do 26º Encob – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, a proposta de revisão do Regimento Interno do colegiado, a nova eleição para a Diretoria do CBH Paranaíba – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, bem como o atual panorama do sistema de gerenciamento de recursos hídricos do Estado do Maranhão. Uma iniciativa que visa fortalecer a governança e aprimorar a gestão das águas na região.

Durante a reunião, Luiz Garcia manifestou-se para homenagear Rodrigo Hajjar, representante dos fóruns paulistas, que participou de sua última reunião no Fórum Nacional. Ao lembrar da contribuição de Rodrigo ao longo dos anos, Garcia pediu que a plenária prestasse uma homenagem ao colega, levando todos os presentes a se levantarem e aplaudirem em sinal de agradecimento ao seu trabalho. “Ficará para sempre registrado na história do Fórum Nacional”, destacou Luiz Garcia.

Além desse momento de reconhecimento, a reunião contou com a presença de importantes lideranças, incluindo Maurício Scalon, e a secretária-adjunto de Recursos Hídricos da ANA –  Agência Nacional de Águas, Renata Maranhão,  reforçando o compromisso dos comitês na gestão e preservação dos recursos hídricos no Brasil.

O Fórum Nacional juntamente do Fórum Mineiro segue promovendo encontros e articulações para aprimorar a gestão dos recursos hídricos no país, reforçando a importância da cooperação entre os diversos comitês e entidades envolvidas. 

 

Texto- Sarah Monteiro

Fotos- Luiz Garcia