Vice-presidente do CBH Suaçuí apresenta estudo sobre qualidade da água da Cachoeira Véu de Noiva no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos


27 nov/2025

Fábio Monteiro professor e pesquisador no Campus Governador Valadares e vice-presidente do CBH Suaçuí, está participando do XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que está sendo realizado em Vitória (ES).  Durante o Simpósio, Fábio apresentou o estudo ‘Caracterização preliminar de qualidade da água para fins recreacionais: estudo de caso de uma cachoeira localizado no município de Governador Valadares (MG)’.

De acordo com Fábio, a área de estudo escolhida foi a Cachoeira Véu de Noiva, localizada na área rural do município de Governador Valadares no Rio Brejaubinha, afluente do Rio Suaçuí Pequeno. O local é explorado economicamente por um balneário particular que oferece infraestrutura de apoio aos turistas e serviços de fornecimento de bebidas e alimentação aos finais de semana. “O estado é baseado na caracterização preliminar da qualidade da água com fins recreacionais, baseada no monitoramento semanal de parâmetros físico-químicos, químicos e microbiológicos”, explicou o professor.

Para Fábio, o evento reforça a importância do diálogo técnico na gestão das águas. “O Simpósio é parte integrante do calendário permanente de eventos relacionados à Hidrologia e à Gestão de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Ela foi uma oportunidade excelente para capacitação e aprimoramento para os representantes dos comitês de bacia do Rio Doce participantes do evento, em seu papel de discutir e definir estratégias que busquem a melhoria das condições quali-quantitativas das águas”, afirma.

A área de estudo escolhida foi a Cachoeira Véu de Noiva, localizada na área rural do município de Governador Valadares

A área de estudo escolhida foi a Cachoeira Véu de Noiva, localizada na área rural do município de Governador Valadares

O professor destacou ainda a diversidade e a profundidade das discussões promovidas ao longo da programação. “Foram realizadas uma série de mesas redondas, palestras, conferências e sessões técnicas que discutiram e promoveram um amplo e rico debate sobre aspectos da política nacional de recursos incluindo o papel dos comitês e conselhos estaduais de recursos hídricos, novas estratégias para tomada de decisão e gerenciamento participativo em situações de escassez hídrica, eventos extremos e desastres e o futuro da Lei 9433”, disse.

O  XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos se encerra nesta sexta-feira (28).

Confira o trabalho apresentado neste link: Trabalho_Caracterizacao_QA_Cachoeira_Veu_Noivas_SBRH_2025_final